logo ipld

PLD, Advocacia e lavagem de capitais

Desde o ano passado, o legislativo no Brasil vem se movimentando para que advogados integrem às regulamentações no âmbito de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLD-FT). Ao mesmo tempo, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) também aprovou onze ações para serem implementadas para combater esses crimes, dos quais uma se dirige especificamente para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


O vice-presidente do IPLD Edgard Rocha, e as mestrandas em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Anna Júlia Menezes e Juliana Mendonça, foram recebidas pelo Diretor Especialista do IPLD Manuel Fletes para discutirem sobre a advocacia no Brasil a partir das perspectivas de PLD-FT.

Preencha abaixo para assistir a gravação do webinar!

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO

icone agenda

DATA DO EVENTO

Aconteceu em: 08/06/2021

icone horario

HORÁRIO

09h00 às 10h30

icone video

LOCAL

Transmissão ao vivo

pela ferramenta Zoom

PALESTRANTES

Maurício Mirandola

Juliane Mendonça


Mestranda em direito penal econômico pela FGV


Tem ampla experiência na representação de empresas e pessoas físicas em investigações policiais, procedimentos investigativos criminais, procedimentos administrativos, ações penais e em acordos de colaboração premiada. Possui graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, concluída em 2012, e especializou-se em Crimes Financeiros, em 2013, e Colaboração Premiada, em 2016, pela FGV/SP. Atualmente é mestranda em Direito Penal Econômico pela FGV/SP, com previsão de conclusão em 2022, com pesquisa que trata sobre o concurso de normas entre os crimes de corrupção pública e lavagem de dinheiro. É pesquisadora no Grupo de Direito Penal Econômico e da Empresa (GDPEE) da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com a pesquisa "Advocacia e Lavagem de Dinheiro", e colunista do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo (IPLD).

Maurício Mirandola

Anna Júlia Menezes


Mestranda na Fundação Getúlio Vargas (FGV)


Advogada Criminalista. Mestranda em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Compliance, com foco em Direito Penal Empresarial e Práticas Anticorrupção pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. Pesquisadora no Grupo de Direito Penal Econômico e da Empresa (GDPEE) da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, com o tema de pesquisa "Advocacia e Lavagem de Dinheiro". Colunista efetiva do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD).

MAnuel Fletes

Edgard Rocha


Vice-Presidente (IPLD)


Advogado graduado pela Universidade Estadual de Londrina e com intercâmbio acadêmico pela University of Delaware (EUA). Mestrando em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. É Diretor Jurídico da AML Risco Reputacional e sócio do escritório Rocha Teider Advocacia. Possui experiência na implementação de Programas de PLD-FT e Compliance em grandes empresas nacionais e estrangeiras.

MAnuel Fletes

Manuel Fletes


Diretor (IPLD)


Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Especialização em Compliance como ferramenta de Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Profissional com mais de oito anos de experiência na área financeira, coordenando equipes e projetos em instituições nacionais e internacionais. Hoje é Gerente de Compliance Regulatório e PLD/FT e Membro da Comissão de Comunicação do IPLD.

IPLD | Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao financiamento do terrorismo